Cartonagem personalizada - maletinha para joias

História da Cartonagem


História da Cartonagem.

A cartonagem é uma técnica artesanal que combina a utilização de cartão, cola e tecidos para fazer os mais variados tipos peças que vai desde uma simples caixa, a objectos de decoração e até mesmo móveis. Também podemos usar papel para forra-las.

Mas, você sabe qual a sua origem?

 
Máscar funerária (esq.) e cobertura para os pés, em Cartonagem.

História da Cartonagem 

Embora não se saiba a origem exata  onde e como surgiu a Cartonagem, existem registros históricos em que esta arte já estava presente na cultura de diversos povos antigos.

Há relatos de que muitos artefatos de Cartonagem foram descobertos, em múmias de dois mil anos, em tumbas egípcias, o que nos leva a crer que esta técnica é algo realmente milenar!

Tal deduções deve-se as escavações feitas por arqueólogos. Em muitos sarcórfagos, foram encontradas relíquias junto aos corpos mumificados. 

Na verdade eram  artefatos produzidos em Cartonagem, decorados com cenas funerárias e divindades. 

A Cartonagem egípicia era um material basicamente feito com tecido de linho, coberto com camadas de papiro e que formava uma fina camada de gesso.

Como conceito, o termo Cartonagem se referia à fibra da planta papiro ou do próprio papiro em forma já de papel unificados. 

Quando molhados, eles eram usados pelas funerárias para envolver os corpos já mumificados, criando uma superfície uniforme que permitia a pintura e decoração com mais facilidade. 

O método era usado nas oficinas funerárias para produzir invólucros, máscaras ou painéis, os quais cobriam todo ou parte do corpo já mumificado e envolvido nas bandagens.

Diante disto é muito provável que a Cartonagem tenha mesmo surgido no Egito.😃

Será? 😏 O que vc acha disto? 😘



Artefatos de Cartonagem descobertos em tumbas egípicias:


Múmia coberta de linho e artefatos em Cartonagem.



Detalhe do painel de Cartonagem cobrindo o torso da múmia que mostra uma múmia em uma cama funerária.

   
Neste temos uma figura protetora com asas estendidas, cobrindo o peito da múmia.
 Este painel de  Cartonagem com pinturas,  mostra os efeitos do desgaste da passagem dos milênios.

Também aqui, um artefato egípicio em Cartonagem pintado em dourado.

História da Cartonagem francesa

Foi antes da revolução francesa que os primeiros trabalhos em cartonagem surgiram do modo que conhecemos atualmente. O artesão conhecia todas as etapas para a confecção do produto, era dono das ferramentas e tinha acesso as matérias-primas necessárias, ou seja, ele detinham os meios e o conhecimento em relação a todas as etapas de produção.

No século XV, desenvolveu-se o sistema doméstico: o artesão recebia encomendas de homens de negócio para produzir certas peças em Cartonagem. Esses empresários forneciam a matéria-prima, pagavam o artesão e revendiam o produto final. Nessa época eram produzidos, principalmente, caixas de papel forradas com tecidos.

De Acordo com essa visão, os artesãos franceses adotaram a técnica da cartonagem primeiro que outros países, para fazer caixas de cartão forradas com tecido e por isso a técnica recebeu o nome de cartonagem francesa que correm até os nossos dias.

 

A CARTONAGEM NO MUNDO

A cartonagem hoje, já é produzida por artesãos  em todos os lugares do mundo. Com a ajuda da internet podemos ver os mais variados tipos de peças em cartonagem.
Aqui destaco dois tipos de cartonagem que são mais procurados hoje em dia são eles:
Cartonagem japonesa, com estilos bem próprios formas mais arredondas e tecidos com padroes orientais lindos.
Cartonagem brasileira, que trouxe um ar fresco para a técnicas inovando e facilitando o modo de como fazer a arte.
A Cartonagem brasileira tem se difundido bastante, nos últimos tempos, pela forma como esta arte é feita, de modo mais simples  do que a  tradicional técnica francesa.

Fontes de pesquisa: 


Comentários